Visualizações de páginas no último mês

terça-feira, 29 de junho de 2010

pedra para todos os gostos e feitio (PNSAC)

27 de Junho dia marcado para irmos até ao parque     natural Serra D' Aires e Candeeiro (PNSAC).


Depois de varias buscas de tracks da zona, escolhi o que parecia mais adequado ao pessoal em termos de quilómetros e geograficamente com o inicio mais perto de Lisboa.

Devo dizer que o track está muito bom, sem erros o que deu para fazer o passeio praticamente sem termos que andar às voltas a procura do percurso. Parabéns ao autor.
link:GPSies - Alcanede-Mendiga

O início teve na localidade ribatejana de Alcanede (Santarém), depois dos preparativos para o passeio e de andar à procura de uma tal chave do carro lá arrancamos com os primeiros dois quilometro a serem feitos em estrada.

A entrada do parque natural deu-se na localidade de Xartinho, com um trilho bem inclinado e com alguma pedra, o que deu logo para perceber o tipo de terreno que íamos apanhar. Com meia dúzia de quilometros atravessamos a primeira localidade que  foi Vila Verde que estava em festa com foguetes e bailarico.

Depois de uns bons metros de estrada, voltamos a entrar em estradões e trilhos com mistura de pedra e pó branco o que deixava tudo branco, lembro-me de cruzarmos   ao longo dos trilhos por  vestígios de casas em pedra e moinhos a caminho da localidade de Mendiga, a paisagem era fabulosa com pedra em toda a volta e algum verde.

Ao chegarmos a Mendiga, o Marco chamou-nos atenção para um casa (telhados de água), com uma área grande de pedras o que deu logo para mais uma paragem e algumas foto, a função dessa pedras é para as águas das chuvas descerem até uma vala para aproveitamento da rega dos campos.
Lá perseguimos o track em bom ritmo com mistura de estrada e estradões sempre num vale até a pitoresca localidade de Sobreira, aqui aproveitamos para comer alguma coisa, isto porque as dificuldades iam começar mais a frente com a subida em trilho  novamente com bastante pedra até as fornea do chão das Pias, um locar lindíssimo com uma paisagem de curtar a respiração.

Saímos das Forneas em direcção a Cabeço das Pias em constantes subidas e descidas entre muros, e quem sobe também desce e bem, com adrenalina toda  atingir os 53kms.

A boa disposição reinava, como a vontade de curtir todos os momentos que tínhamos, porque os próximos quilometros  foram feito em singles simplesmente únicos que dava gozo pela dificuldade em ultrapassar,  as pedra e as silvas  que eram tantas que demos por nós a olhar para as pernas para ver quem tinha mais arranhões e sangue.

Com apenas 18kms para fazer, e depois de Alqueirão do Mato, foi  praticamente a descer em estradão  até Alcanede, local onde esperava-nos um almoço bem regado para comemorar mais um belo dia de BTT no restaurante ALCAIDE.



Total de Quilometros: 62,20 com 1300 acumulado e muita pedra....para todos os gostos e feitios.




VIVA AO BTT

2 comentários:

Michel Schanuel Girardi disse...

Fiquei um tempo sem visitar seu cantinho, mas nunca é tarde para rever suas belas fotos dos passeios por essa terra tão linda. Essa postagem está demais, repleta de paisagens fantásticas!

Continue pedalando com força total! Abraço

Anónimo disse...

Obrigado por Blog intiresny