Depois de varias buscas de tracks da zona, escolhi o que parecia mais adequado ao pessoal em termos de quilómetros e geograficamente com o inicio mais perto de Lisboa.
Devo dizer que o track está muito bom, sem erros o que deu para fazer o passeio praticamente sem termos que andar às voltas a procura do percurso. Parabéns ao autor.
link:

O início teve na localidade ribatejana de Alcanede (Santarém), depois dos preparativos para o passeio e de andar à procura de uma tal chave do carro lá arrancamos com os primeiros dois quilometro a serem feitos em estrada.
A entrada do parque natural deu-se na localidade de Xartinho, com um trilho bem inclinado e com alguma pedra, o que deu logo para perceber o tipo de terreno que íamos apanhar. Com meia dúzia de quilometros atravessamos a primeira localidade que foi Vila Verde que estava em festa com foguetes e bailarico.
Depois de uns bons metros de estrada, voltamos a entrar em estradões e trilhos com mistura de pedra e pó branco o que deixava tudo branco, lembro-me de cruzarmos ao longo dos trilhos por vestígios de casas em pedra e moinhos a caminho da localidade de Mendiga, a paisagem era fabulosa com pedra em toda a volta e algum verde.
Ao chegarmos a Mendiga, o Marco chamou-nos atenção para um casa (telhados de água), com uma área grande de pedras o que deu logo para mais uma paragem e algumas foto, a função dessa pedras é para as águas das chuvas descerem até uma vala para aproveitamento da rega dos campos.
Lá perseguimos o track em bom ritmo com mistura de estrada e estradões sempre num vale até a pitoresca localidade de Sobreira, aqui aproveitamos para comer alguma coisa, isto porque as dificuldades iam começar mais a frente com a subida em trilho novamente com bastante pedra até as fornea do chão das Pias, um locar lindíssimo com uma paisagem de curtar a respiração.
Saímos das Forneas em direcção a Cabeço das Pias em constantes subidas e descidas entre muros, e quem sobe também desce e bem, com adrenalina toda atingir os 53kms.
A boa disposição reinava, como a vontade de curtir todos os momentos que tínhamos, porque os próximos quilometros foram feito em singles simplesmente únicos que dava gozo pela dificuldade em ultrapassar, as pedra e as silvas que eram tantas que demos por nós a olhar para as pernas para ver quem tinha mais arranhões e sangue.
Com apenas 18kms para fazer, e depois de Alqueirão do Mato, foi praticamente a descer em estradão até Alcanede, local onde esperava-nos um almoço bem regado para comemorar mais um belo dia de BTT no restaurante ALCAIDE.
Total de Quilometros: 62,20 com 1300 acumulado e muita pedra....para todos os gostos e feitios.
VIVA AO BTT