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segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Ibis Mojo

Era uma vez.......

Uma Marca com uma longa história no mundo do btt. Desde 1981 pelas mãos e imaginação de Scot Nicol a IBIS nasceu e cresceu com vários modelos todos eles com o seu tempo de fama pela qualidade dos seus quadros, design e as pinturas dos seus quadros.
EM 1988 aparecem as primeira Ibis de carbono e um ano depois as de titânio e é nesse ano que Scot entra para o mountain bike hall fame como reconhecimento do seu trabalho no mundo das bicicletas.
A Mojo entra na história da marca com quadros em aço em 91 com um dsign contorveso e até bastante gozado na época.
Em 2000 com a venda a um grupo empresarial a marca passou por uma crise abrindo falência. Em 2003 uma equipa em que fazia parte o pai da Ibis reestruturam novamente a Marca e em 2005 renasce a nova Mojo mas em carbono.
E é esta Ibis Mojo que depois de uns valentes tempos a namorar adequeri para fazer as minhas delicias nos trilhos
A Ibis tem em Portugal um representante que fica em Aveiro  www.pernalonga.net  foi lá que depois de várias conversas com o César (dono da loja) decidi mandar vir o quadro para montar com peças também por mim escolhi
Depois de tanto estudar os pontos forte da marca e do modelo e decidir comprar, acreditem que o mais difícil e controverso (gostos) foi escolher a cor do quadro.
•amortecedor traseiro, Fox RP23 Boostvalve
•suspensão da frente, Fox 32 Tallas RLC FIT
•mudanças, Shimano SLX
•rodas, Mavic CrossRide Disco 20mm
•travões AVID Elixir 183/160
O quadro é de construção total de fibra de carbono monocoque com uma leveza aliada a uma rigidez imperssionte já que estamos a falar de um quadro de allmountain. As linhas curvas do quadro faz para muitos uma autêntica obra de arte e como a beleza também se digere com os olhos é impossível passar despercebida por onde roda.
Outra obra prima deste quadro é as articulações da suspensão traseira DW-LINK com rolamentos de qualidade o que ajuda e de que maneira o funcionamento da Fox RP23 FLOAT DE 140MM com uma leitura mais que perfeita do terreno, o que ajuda tanto nas subidas (mais técnicas) e claro nas descidas.
A alteração que fiz na linha de montagem foi colocar uma suspensão Fox 32 tallas RCL fit Q15 em vez da 32 float 140mm, isto porque, dá-me a possibilidade de equilibrar uma pura Allmaoutain virada para papar qualquer descida e digo, dos quilómetros que tenho já deu para perceber que é muito fácil tratar por tu qualquer descida pela agilidade e funcionamento do conjunto, o que me dá maior confiança para corrigir alguns erros de condução. Quanto a Tallas a poder alterar o curso de 100/120/140 poderei fazer as subidas mesmo aquelas com maior inclinação sem qualquer problemas (haja pernas).
Avid elixir potencia de travagem assegurada (sem coice de mula ), ajustáveis e um desenho agradável.
A transmissão shimano SLX sem qualquer problema, parece-me mais robusta do que imaginava.
As mavic crossride a gama mais baixa também sem problemas
Dos 12,500kg de bicicleta, podereis dizer que é uma máquina versátil para fazer tudo uma "trail bike" que dá para fazer tudo curtas e longas distancias como qualquer subida sem olhar para a inclinação. Mesmo com a sua leveza e agilidade posso fazer sem problemas em velocidade  qualquer descida porque controla com suavidade qualquer tipo de terreno sempre colada ao chão.

























1 comentário:

Anthology disse...

Grande máquina essa Ibis!

Apesar de não ser um grande admirador da geometria do quadro, tens aí uma grande máquina!
Bons componentes, muito bem equilibrada.

Um abraço