FVF por terras de seareiros |
Foros de vale figueira, terra de bom Btt e boa comida. Este fim de semana fui até ao Alentejo pedalar na II maratona de FVF no conselho de montemos-o-novo.
A equipa da PedrAmarela foi com 6 elementos( Pedro Mateus,Jorge Caiado,Leonix, Valter Ferreira, Ricardo Saleiro e Miguel Romão), todos eles com a expectativa de fazer o seu melhor na classificação independentemente da sua forma física.Com cerca de 200 participantes a maioria para fazer os 40 quilómetros e os restantes a maratona de 70 quilómetros.
A ideia que tive enquanto esperava pelo inicio era que estava mais num passeio que uma maratona, fiquei na parte final da partida e tinha mesmo perto de mim o insuflável.
Partida largada e fugida, e tudo começa com uma volta pela Vila Foro de Vale Figueira e rapidamente entramos em terra com estradões para facilitar as ultrapassagens.
Bem cedo separei-me dos pessoal e logo percebi que iria fazer a maratona sozinho sem qualquer pedra pois, o ritmo deles era bem mais forte que o meu. Os primeiros quilómetros foram os mais chatos pelos bancos de areia, aqui a companhia ia alternando com as ultrapassagens o que ajudou-me a ter um ritmos mais elevado mas, ao chegar a zona de separação dos 40/70 km apercebi-me que iria estar sozinho pois fui o único a virar para a maratona.
Sozinho é mais difícil manter um ritmo mais elevado e para não baixar tentei fazer cerca de 18/20km por hora assim foi.
Depois de ter molhado os pés ao atravessar a ribeira da marateca a organização deu-nos entre os 35/40 quilometro uma parede para trepar com a bicla às costas, cheguei ao topo com os bofos de fora, já no topo fiz uma pausa para recuperar o folgo.
Refeito, acelerei novamente para tentar recuperar o tempo perdido e nesta zona da maratona os singles iam aparecendo com alguns estradões mas sempre com um sobe e desce constante e um piso algumas vezes bem inrregular, nem uma viva alma e lá ia eu a tentar manter o meu ritmo e algumas paragens (poucas) para fotos.
Bem perto dos 55 quilómetros tenho a companhia do António que que vinha com alguma dificuldades pois era a primeira vez que fazia tantos quilómetros e foi a minha companhia até aos últimos 17 quilómetros, quando fiz uma paragem na zona de Abastecimento para beber água.
Na ribeira de Canha com a água a dar pela cintura resolvi dar um mergulho para refrescar porque o calor começava apertar e já ia com mais de três horas de pedal.
Até ao fim da maratona há a registar vários singles de babar um deles no meio de um pinhal e outro a subir suavemente no meios de uma seara bem alta e com uma paisagem espectacular e duas subidas já bem no fim.
Maratona feita, banho tomado fui ter com o pessoal para almoçar e que banquete com carimbo Alentejano, mais nada!
Quanto a organização, muito bom em termos de percurso com o cuidado de não cair em tanto estradões presenteou-nos com magníficos singles, bem marcado com fitas,setas no chão e placas de direcção ou de perigo, só mesmo o mais distraído é que saiam fora do track. Abastecimentos com frutas,bolos,sumos e água e em vários pontos da maratona pessoal com água por isso dou 5 estrelas + uma pela simpatia do pessoal.
PARA O ANO VOLTAREI CONCERTEZA.
Pedro Mateus,Leonix, Valter Ferreira e Ricardo Saleiro |
António a unica companhia durante os 70 kms da maratona.
A passar um dos portões de umas das muitas quintas alentejanas.
MOJO,VACAS E TOUROS |
1 comentário:
A Mojo nunca pára, sempre desfilando por belos trilhos dessa bela terra!
Um abraço e força nas canelas!
Enviar um comentário