Visualizações de páginas no último mês

terça-feira, 29 de junho de 2010

pedra para todos os gostos e feitio (PNSAC)

27 de Junho dia marcado para irmos até ao parque     natural Serra D' Aires e Candeeiro (PNSAC).


Depois de varias buscas de tracks da zona, escolhi o que parecia mais adequado ao pessoal em termos de quilómetros e geograficamente com o inicio mais perto de Lisboa.

Devo dizer que o track está muito bom, sem erros o que deu para fazer o passeio praticamente sem termos que andar às voltas a procura do percurso. Parabéns ao autor.
link:GPSies - Alcanede-Mendiga

O início teve na localidade ribatejana de Alcanede (Santarém), depois dos preparativos para o passeio e de andar à procura de uma tal chave do carro lá arrancamos com os primeiros dois quilometro a serem feitos em estrada.

A entrada do parque natural deu-se na localidade de Xartinho, com um trilho bem inclinado e com alguma pedra, o que deu logo para perceber o tipo de terreno que íamos apanhar. Com meia dúzia de quilometros atravessamos a primeira localidade que  foi Vila Verde que estava em festa com foguetes e bailarico.

Depois de uns bons metros de estrada, voltamos a entrar em estradões e trilhos com mistura de pedra e pó branco o que deixava tudo branco, lembro-me de cruzarmos   ao longo dos trilhos por  vestígios de casas em pedra e moinhos a caminho da localidade de Mendiga, a paisagem era fabulosa com pedra em toda a volta e algum verde.

Ao chegarmos a Mendiga, o Marco chamou-nos atenção para um casa (telhados de água), com uma área grande de pedras o que deu logo para mais uma paragem e algumas foto, a função dessa pedras é para as águas das chuvas descerem até uma vala para aproveitamento da rega dos campos.
Lá perseguimos o track em bom ritmo com mistura de estrada e estradões sempre num vale até a pitoresca localidade de Sobreira, aqui aproveitamos para comer alguma coisa, isto porque as dificuldades iam começar mais a frente com a subida em trilho  novamente com bastante pedra até as fornea do chão das Pias, um locar lindíssimo com uma paisagem de curtar a respiração.

Saímos das Forneas em direcção a Cabeço das Pias em constantes subidas e descidas entre muros, e quem sobe também desce e bem, com adrenalina toda  atingir os 53kms.

A boa disposição reinava, como a vontade de curtir todos os momentos que tínhamos, porque os próximos quilometros  foram feito em singles simplesmente únicos que dava gozo pela dificuldade em ultrapassar,  as pedra e as silvas  que eram tantas que demos por nós a olhar para as pernas para ver quem tinha mais arranhões e sangue.

Com apenas 18kms para fazer, e depois de Alqueirão do Mato, foi  praticamente a descer em estradão  até Alcanede, local onde esperava-nos um almoço bem regado para comemorar mais um belo dia de BTT no restaurante ALCAIDE.



Total de Quilometros: 62,20 com 1300 acumulado e muita pedra....para todos os gostos e feitios.




VIVA AO BTT

terça-feira, 15 de junho de 2010

De volta à zona saloia.

De volta à zona SALOIA,  bastante boa para fazer btt pelos seus trilhos técnico,  boas  rampas   e  paisagens fabulosas como  temos no monte rebolo com vista para a Serra de Sintra e o vale da calada.

A saída para mim, FG e Pedro Ferreira foi na Vesauto, o PM  veio de casa a pedalar, com o Rui estava marcado o encontro no Moinho Novo da Mata perto da penitenciaria.

Há mais de um ano que não pedalava pela serra da Carregueira, Belas, Monte Rebolo e Lapías. e devo dizer que foram muitas as surpresas devido a construção de uma via rápida que anulou alguns dos trilhos que fazíamos, mas mesmo assim as alternativas  foram cinco estrelas.

Com pouco mais de trinta quilómetros, o Rui e o Pedro Ferreira foram as suas vidas,  eu o PM e FG seguimos  a volta sentido Lapías,Monte Rebolo e Carregueira.
O ritmo foi bastante agradável tal como a boa disposição mas por vezes,  com um ruído de fundo do resmungão para andarmos mais depressa ou fazermos mais kms mas pronto,  é feitio não é defeito

Foi no total 46,46km com 1000 de acumulado

 Vídeo da volta.

Na zona saloia from miguelromão on Vimeo.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Pelos trilhos de Castro Marim

CASTRO MARIM, Algarve uma terra cheio de historia com um castelo que remonta cerca de 5000 anos antes de Cristo e o Forte   de S. Julião que foi completamente remodelado nestes últimos três anos e a igreja matriz com arquitectara renascentista pintada de branco e com azulejos azuis e brancos que embelezam toda a estrutura da igreja.
para que gosta de desporto este lado do Algarve está cheio de surpresas e com bastante variedade em percursos isto porque Castro Marim esta rodeado de uma   Reserva Natural do Sapal essencialmente constituída por um sapal, salinas, pastagens e charcos que  Estende-se ao longo do Rio com vários caminhos.
Se de um lado temos o  mar do outro as formas redondas de montes que se estendem até ao horizonte. Essas são as serras que desafiam os que apreciam os grandes espaços, se interessam pela natureza e explorar a pé ou de bicicleta (o meu caso), e confesso que é um privilegio poder pedalar por lá, porque a beleza da natureza e as casas típicas da região que vamos encontrado dentro da serra é simplesmente grandioso como  Almada de Ouro ,Beliche, Azinhal,Odeleite

Quatro dias de féria que tirei para descansar, dois foram para pedalar e sempre pela parte da manhã bem cedo, porque o calor por estas bandas fazem mossa (para mim),  depois de uns horitas a pedalar sabe bem acabar com uns mergulhos nas praias da zona.

O Vídeo foi feito em  diferentes locais, o primeiro foi no Forte e Castelo  e  trilhos nos  arredo de Castro Marim, no segundo dia  já foi mais para dentro da serra com passagem pelo Azinhal e barragem do Beliche.

Eu diverti-me, espero que gostem.


Untitled from miguelromão on Vimeo.