Visualizações de páginas no último mês

domingo, 2 de agosto de 2009

BTT à SéRiA




Estas férias prometi ser disciplinado, pedalar ou fazer caminhadas se possível todos os dias.

E porquê? Primeiro para recuperar alguma forma física e depois, porque estou num dos locais mais bonitos para o fazer e para isso nada melhor que acordar cedo e começar a explorar trilhos atrás de trilhos até ter um conjunto para no final fazer uma volta bem fixe.

O começo, foi em Vale da telha, bem junto ao mar com a praia de Monte clérigo bem perto mas, com o sentido da pedalada para os trilhos junto a falecia que vai dar Arrifana. E para isso tivemos que fazer 3 quilómetros de estrada o que serviu de aquecimento com paragem para um café.

Não foi preciso muito para começarmos a comer pó com um pequeno single track apenas interrompido por uma estrada como fronteira para um estradão que nos levou a falésia com vista para a Arrifana. Aqui o piso é com alguma pedra e muito pó, de tal forma que o verde não existe mas sim o branco, a vista deslumbrante o mar com vista de fundo e os estradões a romperem a serra em vários sentidos.

Uma das passagens obrigatória desta minha volta é a grande descida para a praia do Canal, (a cereja do bolo), e uma paragens obrigatória, ficar a deslumbrar a paisagem da praia e recuperar folgo para a dificuldade do dia, subir 800m com 115 de acumulado entre 19 a 21% de inclina mas, fez-se.

Com o Canal para trás e a subida fomos fazer o estradão que vai dar a praia de Vale de Figueira, esta parte da volta é a mais refrescante porque é rodeada de Eucaliptos o que faz bastante sombra .

Monte dos Polvos é o ponto de viragem desta volta, deixamos o litoral e pedalamos para o interior com a temperatura a subir para os 33 graus. Esta zona é de constante sobe e desce mas ligeiro e o ritmo sobe um pouco, o pó é bastante fino como a cor do terreno (Vermelha), a parece que estamos na lua.

Entramos nos últimos 8 quilómetros da volta, com passagem pela Craveira zona mesmo interessante e com algumas casas no meio dos trilhos o que tínhamos que estar sempre com atenção ao cães das quintas(alguns bastante intimidadores), mas neste dia tivemos sorte, nem um.

Fizemos uma pequena passagem por estrada com Aljezur à nossa direita e bem lá em baixo e entramos num trilho perto da quinta de orion para iniciar A descida em single com curvas constantes e silvas por todo lado mas, bastante fixe. Os últimos que restavam foram a descer para Monte Clérigo e com um sorriso estampado na cara por mais uma volta de BTT á Séria.


Quem me conhece sabe que são estes momentos que me sinto bem com o desporto que pratico, e a descoberta de trilhos e locais fabulosos como este na costa vicentina são o maior prémio que posso receber ao fim de alguma horas em cima de uma bike mas melhor ainda é poder faze-lo acompanhado com amigos. Por isso estou com a barriguinha cheia de BTT À SÉRIA.

DEIXO AS FOTOS DO PASSEIO













































2 comentários:

Michel Schanuel Girardi disse...

E que trilhos!A cereja do bolo me deixou com água na boca. Isso sim é saber aproveitar bem as férias.

Simplesmente espetacular!

Abraço.

Michel Schanuel Girardi disse...

Logo reconheci quando vi sua foto concorrendo ao Cranks & Clicks deste mês. Tens grande chance de ganhar, inclusive com a ajuda do meu voto :)

Abraço!